Vida útil do pneu
A Cooper recomenda que todos os pneus, incluindo os estepes de tamanho normal, com 10 ou mais anos a partir da data de fabricação, sejam trocados por pneus novos.
A vida útil do pneu não é determinada pela idade cronológica. A vida útil de um pneu é uma função das condições de serviço e de armazenamento. No caso de cada pneu, essa vida útil é determinada por muitos elementos, como temperatura, condições de armazenamento e condições de uso (por exemplo, carga, velocidade, pressão de enchimento, impactos e dano causado por perigos na estrada), aos quais um pneu está sujeito ao longo de sua vida útil. Uma vez que as condições de serviço e de armazenamento variam amplamente, não é possível prever com precisão a vida útil de qualquer pneu específico com base na idade cronológica.
A Cooper Tire não tem conhecimento de dados científicos ou técnicos que estabeleçam ou identifiquem uma vida útil mínima ou máxima específica para pneus de carros de passeio e caminhonetes. No entanto, a Cooper reconhece o benefício ao consumidor de uma abordagem mais uniforme e global da indústria para a questão da vida útil do pneu. Desse modo, a Cooper recomenda que todos os pneus, incluindo os estepes de tamanho normal, com 10 anos ou mais a partir da data de fabricação, sejam substituídos por pneus novos. Pneus com 10 anos ou mais devem ser substituídos, mesmo que não pareçam danificados e não tenham atingido os limites de desgaste da banda de rodagem. A maioria dos pneus precisará de substituição antes de 10 anos devido às condições de serviço. Isso pode ser necessário mesmo se o pneu ainda não tiver atingido os limites de desgaste da banda de rodagem.
Sob nenhuma circunstância, uma recomendação de vida útil "máxima" do pneu deve ser considerada como a vida útil "esperada". Os pneus devem ser retirados de serviço por várias razões, inclusive banda de rodagem usada até a profundidade mínima, sinais de danos (cortes, rachaduras, saliências, danos por impacto, vibração etc.) ou sinais de mau uso (pressão insuficiente, sobrecarga, conserto inadequado etc.).
Em alguns casos, o fabricante de veículos pode recomendar a troca dos pneus antes de 10 anos nos seus produtos com base na compreensão das características específicas do veículo e da sua aplicação. Nesse caso, o consumidor deve seguir as recomendações específicas do fabricante do seu veículo.
Se tiver alguma dúvida, fale com seu revendedor local de pneus.