Pressão de enchimento do pneu

Pressão de enchimento do pneu

A pressão insuficiente pode levar a falhas dos pneus. Isso resulta em estresse desnecessário dos pneus, desgaste irregular, perda de controle e acidentes. Um pneu pode perder até metade de sua pressão de enchimento e não parecer murcho!

Você não consegue saber se seus pneus têm pressão de enchimento suficiente apenas olhando para eles. Mesmo que pareçam bem, eles podem estar com até 50% de pressão insuficiente. De acordo com um estudo recente, cerca de 70% dos veículos na estrada têm pelo menos um pneu cuja pressão é excessiva ou insuficiente em mais de 10%. Na verdade, 23% de todos os veículos pesquisados tinham pelo menos um pneu com 20% ou mais de falta de pressão. Isso representa um problema de segurança real.


  Pressão adequada        50% Pressão insuficiente
 

É importante que seus pneus tenham a pressão de enchimento adequada, uma vez que pressão insuficiente pode acarretar falhas de pneus. A "quantia certa" de pressão de enchimento dos pneus é especificada pelo fabricante do veículo e mostrada na borda da porta, coluna, tampa do porta-luvas ou tampa do tanque de combustível do veículo. Também consta no manual do proprietário.

  1. Ao verificar a pressão de enchimento, certifique-se de que os pneus estejam frios, o que significa que não deverão ter se aquecido nem o correspondente a rodar uma milha. (OBSERVAÇÃO: se você tiver de dirigir por certa distância para encher o pneu, verifique e registre a pressão do pneu primeiro e acrescente a pressão de enchimento apropriada quando chegar à bomba. É normal que os pneus se aqueçam e a pressão de enchimento aumente enquanto você dirige. Nunca "sangre" ou reduza a pressão de enchimento quando os pneus estiverem quentes.)
  2. Remova a tampa da válvula de um pneu.
  3. Pressione firmemente o medidor de pneu na válvula.
  4. Encha para obter a pressão de enchimento recomendada.
  5. Se você encher demais o pneu, diminua o enchimento pressionando a haste metálica no centro da válvula com uma unha ou a ponta de uma caneta. Em seguida, verifique novamente a pressão de enchimento com o medidor de pneu.
  6. Recoloque a tampa da válvula.
  7. Repita a operação em todos os pneus, inclusive o estepe. (ATENÇÃO: alguns estepes requerem maior pressão de enchimento).
  8. Inspecione visualmente os pneus para garantir que não haja cravos ou outros objetos engastados que possam fazer um furo no pneu e causar o vazamento da pressão de enchimento.
  9. Verifique as paredes laterais para se certificar de que não há ranhuras, cortes, saliências ou outras irregularidades.

Se tiver alguma dúvida, fale com seu revendedor local de pneus.

Continue rodando