Rodízio de pneus

Rodízio de pneus

Rodízio: revezamento
Você pode diminuir a velocidade do desgaste desigual da banda de rodagem: para isso, basta fazer o rodízio dos pneus, o que significa simplesmente movê-los para que eles "troquem de lugar" no veículo de forma sistemática. O rodízio é importante porque cada pneu em um carro transporta uma quantidade diferente de peso, o que causa um desgaste em proporção diferente. Ao fazer o rodízio, você basicamente minimiza essas diferenças. O seu manual do proprietário informa com que frequência você deve fazer o rodízio dos pneus, mas, como regra geral, isso deve ser feito a cada 5.000 a 8.000 milhas. Você pode querer fazer o rodízio mais cedo, se perceber sinais de desgaste desigual. Desalinhamento e outros problemas mecânicos também podem causar esse desgaste, por isso peça ao seu mecânico para verificar qual é a causa.

Existem vários padrões para fazer o rodízio dos pneus (veja abaixo). Um deles é para veículos com tração dianteira e envolve mudar os pneus de forma cruzada: o pneu dianteiro esquerdo é trocado pelo traseiro direito, e o dianteiro direito pelo traseiro esquerdo. Se você tiver um estepe de tamanho normal, pode inclui-lo no seu padrão de rodízio, mas não faça isso com um estepe pequeno de "uso temporário", porque esse pneu se destina apenas ao uso de emergência, a baixa velocidade e por curta distância.

 

OBSERVAÇÃO: se os seus pneus apresentarem desgaste irregular, peça ao profissional de serviço de pneus para verificar e corrigir qualquer desalinhamento, falta de balanceamento ou outro problema mecânico envolvido antes do rodízio. Antes do rodízio de pneus, consulte sempre o manual do proprietário do seu veículo para ver as recomendações de rodízio. Se não houver especificação do período, o rodízio dos pneus deve ser feito a cada 5.000 a 8.000 milhas.

Muitos fabricantes de veículos recomendam a troca de todos os pneus do veículo ao mesmo tempo. Isso torna o rodízio ainda mais importante para manter a profundidade uniforme da banda de rodagem e o desgaste ideal da banda de rodagem do conjunto inteiro.

Na ausência de recomendações de rodízio do fabricante do veículo, siga os padrões de rodízio do diagrama. Observe que para certos tipos de pneus não é possível fazer o rodízio da maneira exibida. Esses tipos de pneus podem incluir pneus direcionais e assimétricos. Além disso, alguns veículos podem ter pneus de diferentes tamanhos montados nos eixos dianteiro e traseiro, e esses pneus de diferentes tamanhos têm restrições de rodízio. Para estes casos especiais, verifique as recomendações de rodízio adequado no manual do proprietário do veículo.

Quando o rodízio de pneus é feito, as pressões de enchimento devem ser ajustadas para as novas posições dos pneus, de acordo com as recomendações do fabricante do veículo; consulte a placa do pneu do veículo, a etiqueta de certificação ou o manual do proprietário.

Se o veículo tiver um estepe de tamanho normal, recomenda-se que seja incluído no rodízio dos pneus. Use um dos padrões de rodízio de pneus mostrados, inserindo o estepe de tamanho normal na posição traseira direita. Sempre verifique e ajuste a pressão de enchimento do estepe de tamanho normal ao incorporá-lo no padrão de rodízio. Não inclua estepes de "uso temporário" ou tipo T em qualquer um desses padrões de rodízio.

Se tiver alguma dúvida, fale com seu revendedor local de pneus.

Continue rodando