Banda de rodagem do pneu

Banda de rodagem do pneu

Outra parte crítica do pneu é a banda de rodagem, que dá a tração para parar e manter o carro na estrada em curvas. A banda de rodagem do pneu também canaliza água para fora do pneu, o que ajuda a reduzir a "hidroplanagem", que é o deslizamento do carro sobre uma camada de água tornando-o perigosamente difícil de dirigir ou parar. Pneus muito usados ou carecas podem resultar em hidroplanagem e perda de tração e são mais susceptíveis a dano por ação de buracos e outros perigos da estrada.

Troque os pneus quando a banda de rodagem o desgaste chegar a 1,6 mm (2/32 polegadas) de profundidade em qualquer parte. Para ajudá-lo a ver quando a banda de rodagem está desgastada, os pneus têm "indicadores de desgaste da banda de rodagem" em seis locais ao redor do pneu. São barras estreitas de borracha macia que atravessam a banda de rodagem.

Indicadores de desgaste da banda de rodagem
 

Quando a banda de rodagem tem a mesma profundidade das barras, significa que o desgaste do pneu chegou até 2/32 polegadas e o pneu deve ser trocado imediatamente. Você também pode fazer o teste da moeda: coloque uma moeda de 1 real no sulco mais gasto do pneu e observe a parte dourada. Se puder ver a parte dourada da moeda quase toda, os pneus deverão ser substituídos.

Indicadores de desgaste da banda de rodagem

De acordo com a Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA), cerca de um a cada 10 carros na estrada tem pelo menos um pneu desgastado ou careca. Há várias coisas que você pode fazer para ficar fora desse grupo e fazer a banda de rodagem durar mais nos seus pneus. Se você é novato, certifique-se de que o profissional do serviço de pneus faça o balanceamento dos seus pneus ao colocá-los. O balanceamento envolve a colocação de pequenos pesos no aro para neutralizar pontos pesados, ou pequenas variações de peso, na roda. Se o pneu não tiver sido balanceado, ele vai trepidar quando você dirigir e sua banda de rodagem se desgastará rapidamente. Você também deve se certificar de que a suspensão do seu carro esteja devidamente alinhada.

Conduzir um veículo com apenas um pneu com enchimento insuficiente de 8 psi (56 kPa) pode reduzir a vida útil do pneu em 9.000 milhas e aumentar o consumo de combustível do veículo em 4%.

Além do desgaste, se algum dos problemas abaixo for encontrado na inspeção do pneu, aro/roda ou válvula, o item deve ser retirado de uso. (Atenção: esta não é uma lista completa.)

  • Ponto de desgaste localizado
  • Arame ou tecido exposto
  • Perfurações que não podem ser consertadas
  • Reparos anteriores inadequados
  • Saliências, bolhas
  • Cortes/rachaduras profundas
  • Pneu furado
  • Aro/roda curvada, rachada, corroída ou danificada
  • Válvula e/ou núcleo de válvula danificado

Consulte um profissional do serviço de pneus se tiver dúvidas ou preocupações sobre as condições de pneu, aro, roda ou válvula.

Se tiver alguma dúvida, fale com seu revendedor local de pneus.

Continue rodando