Reparo adequado do pneu

Reparo adequado do pneu

O reparo adequado de um pneu com perfuração deve incluir um plug e um remendo. Nunca considere somente colocar um plug em um pneu!

Reparos adequados de pneus devem ser realizados por profissionais de serviço de pneus treinados que usem procedimentos aprovados pelo fabricante. Se um pneu perder continuamente a pressão de enchimento ou tiver perdido a pressão de enchimento, deverá ser removido da roda para uma inspeção interna completa quanto a danos. Para veículos equipados com conjuntos de pneus duplos, se um dos pneus duplos apresentar enchimento muito baixo ou estiver sem ar, o outro pneu carregará a carga dos dois pneus, resultando em uma condição de sobrecarga para ambos. Consequentemente, os dois pneus precisam ser inspecionados por um profissional de serviço de pneus quanto a danos.

Nunca repare um pneu com um dano maior que ¼ pol. (6 mm) de diâmetro. Não repare um dano fora da área de reparo da perfuração, conforme mostrado abaixo.

 
Os reparos de perfurações limitam-se à área da banda de rodagem, conforme a descrição geral acima.

Somente pessoal com treinamento especial usando as ferramentas e os procedimentos adequados devem reparar pneus.

Ao reparar um pneu, o pessoal efetuando o reparo:

  • Nunca deve reparar um pneu na roda
  • Nunca deve usar um plug (haste)
  • Nunca deve usar apenas um remendo
  • Nunca deve usar uma câmara de ar como substituto de um reparo adequado
 

 

 

Se um pneu perder continuamente a pressão de enchimento ou tiver perdido a pressão de enchimento, deverá ser removido da roda para uma inspeção interna completa quanto a danos. Dirigir com pneus danificados é perigoso. Um pneu danificado pode falhar de repente, inclusive devido à separação da banda de rodagem/correia, mesmo posteriormente, podendo causar acidente e lesões corporais graves ou morte.

Nunca repare um pneu sem removê-lo do conjunto de roda para uma inspeção interna. Não efetue um reparo do pneu de fora para dentro nem um reparo sem removê-lo da roda.

 

A foto acima é um exemplo de um pneu que foi operado com uma condição de enchimento insuficiente com um objeto perfurante que causou danos perigosos e não reparáveis à camada interna e ao material da lonas do corpo. Esse tipo de dano não seria visível fora do pneu.

Todo pneu deve ser removido da roda para uma inspeção para avaliar se pode ser reparado ou se precisa ser substituído.

 

Pneus indevidamente reparados podem falhar em serviço, como pela separação da banda de rodagem/correia, podendo causar acidentes e lesões corporais graves ou morte.

Os pneus sempre devem ser corretamente reparados conforme descrito no mural da RMA, "Procedimentos de reparo de perfurações para pneus de carros de passeio e caminhonetes.

 

Classificações de velocidade. Quando um pneu com classificação de velocidade produzido pela Cooper é reparado, a classificação de velocidade não mais se aplica. A capacidade de velocidade do veículo é limitada pela capacidade de velocidade do pneu reparado. Quando um pneu para carro de passeio classificado para velocidade é reparado, a velocidade máxima do pneu é 85 mph (137 km/h).

Continue rodando