Armazenamento de pneus

Armazenamento de pneus

Pneus armazenados devem ser protegidos contra efeitos ambientais como luz solar, alto calor, ozônio e outras condições potencialmente prejudiciais. Fissuras podem ocorrer durante exposição direta e prolongada a efeitos prejudiciais do ambiente, como ozônio e luz solar direta. Fissuras por ozônio também podem ser causadas por exposição a motores elétricos, equipamentos de solda ou outras fontes de geração de ozônio. Pneus com fissuração severa causada por ozônio ou qualquer fissuração que se estenda para os fios/lonas da carcaça do pneu devem ser retirados de serviço.

  • Armazene os pneus em áreas limpas, secas e bem ventiladas, mas com circulação de ar mínima.
  • Armazene os pneus em áreas à temperatura ambiente (temperaturas moderadas, com sombra ou escuras).
  • Armazene os pneus elevados acima da superfície do piso da área de armazenamento para minimizar a exposição a umidade ou danos.
  • Evite o contato com produtos à base de petróleo e/ou outros solventes ou substâncias voláteis.
  • Armazene os pneus longe de motores elétricos, carregadores de bateria, geradores, equipamentos de solda ou outras fontes de geração de ozônio.

Recomenda-se armazenar os pneus em áreas internas, mas se for preciso armazenar os pneus em áreas externas:

  • Armazene os pneus elevados do piso (ou em prateleiras de armazenamento), e sem contato com superfícies que absorvem calor.
  • Proteja os pneus com uma cobertura opaca e à prova d'água com algum tipo de aberturas de ventilação para evitar a criação de um efeito de "caixa de calor" ou "banho de vapor".

Pneus montados em um veículo armazenado - Armazene o veículo de forma que todo o peso seja removido dos pneus. Se não for possível remover o peso do veículo, descarregue o veículo para minimizar o peso. Mantenha a pressão de enchimento recomendada dos pneus, incluindo o estepe. A superfície onde o veículo está estacionado/armazenado deve ser firme, razoavelmente nivelada, bem drenada e limpa. O veículo deve ser movimentado a cada três (3) meses para que a área de flexão do pneu seja alterada.

Recolocação de pneus em serviço após armazenamento - Antes de recolocar pneus em serviço após armazenamento, um profissional de serviço de pneus deve realizar uma inspeção visual e tátil para assegurar que o pneu esteja limpo, seco, livre de objetos estranhos e/ou não apresente sinais de danos. Depois de montado em um aro/roda, deve-se encher o pneu (inclusive o estepe) à pressão de enchimento recomendada.

Continue rodando