Inspeção de pneus

Inspeção de pneus

Além de manter a pressão de enchimento adequada, inspecione regularmente a banda de rodagem e as paredes laterais do pneu em busca de sinais de desgaste irregular, rachaduras, arranhões, saliências, cortes, protuberâncias, objetos estranhos ou outros danos resultantes do uso. Remova pedras, pedaços de vidro, objetos estranhos, entre outros, que estejam presos na banda de rodagem para evitar danos adicionais. Mesmo danos pequenos podem levar a lesões mais graves e a eventuais falhas nos pneus. Os pneus com excesso de rachaduras na banda de rodagem ou nas paredes laterais devem ser retirados de serviço. Isso geralmente é causado por enchimento insuficiente, excesso de carga, armazenamento inadequado ou estacionamento impróprio no longo prazo.

 
Dirigir com pneus danificados é perigoso. Um pneu danificado pode falhar repentinamente, levando a situações que podem resultar em lesões corporais graves ou morte. Os pneus devem ser inspecionados regularmente por um profissional de serviço de pneus qualificado.
 

Os consumidores devem verificar as áreas de banda de rodagem e paredes laterais de seus pneus durante as verificações mensais da pressão de enchimento, procurando desgaste irregular da banda de rodagem ou outras condições, conforme mencionado acima. Recomenda-se que os pneus, incluindo o estepe, sejam inspecionados periodicamente por um profissional de serviço de pneus durante os intervalos de manutenção de rotina, como trocas de óleo e rodízios de pneus.

Ao inspecionar os pneus, procure por:

Desgaste desigual da banda de rodagem – Isso pode incluir mais desgaste em uma borda da banda de rodagem do que na outra, um padrão ondulado de desgaste alto e baixo ou a malha de aço exposta. O desgaste irregular pode ser causado por problemas como enchimento insuficiente, desalinhamento do veículo e balanceamento inadequado.

Banda de rodagem rasa – Pneus muito usados ou carecas podem resultar em hidroplanagem e perda de tração e são mais susceptíveis a dano por ação de buracos e outros perigos da estrada. Troque os pneus quando a banda de rodagem o desgaste chegar a 1,6 mm (2/32 polegadas) de profundidade em qualquer parte. Para ajudá-lo a verificar quando a banda de rodagem está desgastada, os pneus têm "indicadores de desgaste da banda de rodagem" incorporados. São barras estreitas de borracha macia que atravessam a banda de rodagem. Quando a banda de rodagem tem a mesma profundidade das barras, significa que o desgaste do pneu chegou até 2/32 polegadas e o pneu deve ser trocado imediatamente. Você também pode fazer o teste da moeda: coloque uma moeda de 1 real no sulco mais gasto do pneu e observe a parte dourada. Se puder ver a parte dourada da moeda quase toda, os pneus deverão ser trocados.

Causadores de problemas– Verifique se há pedras pequenas, pedaços de vidro, pedaços de metal e outros objetos estranhos que possam ter se encaixado na banda de rodagem e remova-os com cuidado. Eles podem causar sérios problemas se forem empurrados mais para dentro do seu pneu enquanto você dirige.

Áreas danificadas – Rachaduras, cortes, fendas, perfurações, furos e saliências na banda de rodagem ou nas paredes laterais do pneu podem indicar sérios problemas e o pneu pode precisar ser trocado.

Vazamentos lentos – Lembre-se de que os pneus perdem pressão de enchimento quando a temperatura do ar fica mais fria (cerca de 1 psi ou 7 kPa para cada queda de 10 °F na temperatura). Os pneus também pode perder uma certa quantidade de pressão de enchimento devido à sua permeabilidade (cerca de 2 psi ou 14 kPa por mês). No entanto, se você achar que tem que acrescentar pressão de enchimento a cada poucos dias, faça verificar o pneu, a roda e a válvula por um profissional de serviço de pneus – e, se necessário, repare ou torque o pneu.

Tampas de válvula – As pequenas tampas no bico das válvulas de pneus mantêm a umidade e a sujeira afastadas, por isso certifique-se de que estão em todos os seus pneus. Além disso, quando você trocar um pneu, faça a instalação de um novo conjunto de haste de válvula ao mesmo tempo.

Dirigir com um pneu danificado pode ser perigoso. Se você perceber algo estranho durante a inspeção, peça ao profissional de serviço de pneus para examinar. Sempre que perceber danos em um pneu, não dirija o carro com ele: use um estepe se precisar ir a algum lugar. E, finalmente, preste atenção à "sensação" de seus pneus enquanto você dirige. Um percurso "duro" pode indicar danos nos pneus ou desgaste excessivo. Se você notar vibrações ou outros distúrbios durante a condução, ou se suspeitar de possíveis danos no pneu ou veículo, reduza imediatamente a velocidade, dirija com cuidado até poder sair da estrada com segurança e parar, e inspecione nossos pneus. Se um pneu estiver danificado, esvazie-o e substitua-o pelo estepe. Se não perceber nenhum dano no pneu e não conseguir identificar a fonte da vibração, peça um reboque para levar o veículo a uma oficina mecânica ou revendedor de pneus para uma inspeção minuciosa.

Continue rodando