Informações sobre parede lateral do pneu
Os pneus têm informações muito úteis estampadas na parede lateral. Lá estão o nome da marca e do modelo do pneu, seu tamanho, o tipo de câmara ou se é um modelo sem câmara, a carga máxima e o enchimento máximo, aviso(s) de segurança e muito mais. Pt-Br


P225/60R16 97T - (Exemplo de carro de passeio) Marcação de tamanho e descrição do serviço (índice de carga e símbolo de velocidade) de pneu de carro de passeio com classificação de velocidade P-Metric.
LT245/75R16 120/116Q Load Range E - (Exemplo de caminhonete) Marcação de tamanho, descrição de serviço (índice de carga e símbolo de velocidade) e alcance de carga de pneu de caminhonete métrico. O alcance de carga identifica os limites de carga e enchimento do pneu.
Índice de carga – O índice de carga é um código numérico associado à carga máxima que um pneu pode transportar à velocidade indicada pelo seu símbolo de velocidade em condições de serviço especificadas. O índice de carga não deve ser usado de forma independente para determinar a aceitabilidade do pneu de reposição para a capacidade de carga.
Símbolo de velocidade – O símbolo de velocidade também é conhecido como "classificação de velocidade".
Carga máxima de 730 kg (1609 lb) e pressão máxima a frio de 240 kPa (35 psi) – (Exemplo de carro de passeio) indica carga máxima e pressão máxima de enchimento a frio do pneu. As marcações da parede lateral são fornecidas em unidades métricas e inglesas. Siga as recomendações de pressão de enchimento do pneu na placa do pneu do veículo, na etiqueta de certificação ou no manual do proprietário.
Carga máxima simples de 1380 kg (3042 lb) a uma pressão máxima a frio de 550 kPa (80 psi)
Carga máxima dupla de 1260 kg (2778 lb) a uma pressão máxima a frio de 550 kPa (80 psi) – (Exemplo de caminhonete) indica a carga máxima do pneu e a pressão máxima de enchimento a frio para essa carga quando usado em configuração simples ou dupla. As marcações da parede lateral são fornecidas em unidades métricas e inglesas. Siga as recomendações de pressão de enchimento do pneu na placa do pneu do veículo, na etiqueta de certificação ou no manual do proprietário.

DOT MA L9 ABCD 0309 – O símbolo "DOT" certifica a conformidade do fabricante do pneu com os padrões de desempenho de segurança do pneu do Departamento de Transporte dos EUA (U.S. DOT). Ao lado destas letras está o número de identificação do pneu (TIN) – também conhecido como o número "de série" do pneu. Os dois primeiros caracteres são o código de fábrica indicando onde o pneu foi fabricado. Os últimos quatro dígitos são números que identificam a semana e o ano de fabricação (exemplo: "0309" significa terceira semana do ano 2009). Se o DOT do pneu termina em apenas três (3) dígitos, o pneu foi fabricado antes de janeiro de 2000 e deve ser removido do serviço e sucateado porque tem mais de 10 anos de idade.
Informações de lonas/malhas – As informações de lonas/malhas identificam o número de camadas e o tipo de materiais de cordão nas áreas da banda de rodagem e parede lateral do pneu.
Radial – Um pneu de construção radial deve mostrar a palavra "RADIAL" na parede lateral. Um pneu radial também é indicado pelo caractere "R" na indicação do tamanho.
Sem câmara – O pneu deve ter a indicação de "sem câmara" ou "tipo de câmara".
M + S – Esta marca é comumente encontrada em pneus "para todas as estações" e de inverno. Em vários formatos, as letras "M" e "S" indicam que o pneu é destinado a serviço limitado de lama e neve. Outros formatos incluem "MS", "M/S" ou "M&S".
Símbolo de montanha-floco de neve – Esta marca geralmente é encontrada em pneus de inverno/neve. Os pneus que atendem às definições da RMA para pneus de carro de passeio e de caminhonete para uso em condições de neve severa são marcados em pelo menos uma parede lateral com as letras "M" e "S" (como indicado acima) e com o símbolo de montanha-floco de neve.

Símbolo de velocidade
O símbolo de velocidade, também conhecido como classificação de velocidade, indica a categoria de velocidade na qual o pneu pode carregar uma carga correspondente ao índice de carga em condições de serviço especificadas. As classificações de velocidade são baseadas em testes de laboratório relacionados ao desempenho na estrada, mas não são aplicáveis se os pneus estiverem com enchimento insuficiente, sobrecarregados, desgastados, danificados ou alterados.
Embora um pneu possa ser classificado por velocidade, a Cooper Tire não endossa a condução de qualquer veículo de forma insegura ou ilegal. Além disso, as classificações da velocidade do pneu não implicam que um veículo possa ser conduzido de forma segura à velocidade máxima correspondente à classificação do pneu, especialmente em condições de estrada e climáticas adversas ou se o veículo tiver características incomuns.
Se tiver alguma dúvida, fale com seu revendedor local de pneus.